O inimigo comum na fabricação de tubos e perfis é a ferrugem branca, aquela corrosão que normalmente atinge aços galvanizados e pré-galvanizados sob certas condições de exposição. Para resolver esse problema, já existe hoje uma solução totalmente automatizada: a Dietronic, que apresenta seu revolucionário sistema Antirrust, capaz de proporcionar economia e praticidade.
A corrosão pode ocorrer especialmente ao longo do transporte de material e também durante o armazenamento ao ar livre, quando há mudanças rápidas de temperatura. Frequentemente, esse processo tem início quando um material recém-galvanizado é colocado em contato com água ou dióxido de hidrogênio.
Além disso, há outro fator que merece atenção: enquanto a superfície estiver úmida, a ferrugem branca pode ser transparente e só ficar visível quando o aço secar, o que dificulta consideravelmente sua identificação. Esse fenômeno não é apenas prejudicial ao aparecimento do aço em tubos e perfis, como também, se negligenciado, pode causar danos significativos ao revestimento galvanizado.
Nesse contexto, a inovadora linha Antirrust da Dietronic apresenta uma solução totalmente automática.
Sistema Antirrust
A Dietronic é especializada na produção de sistemas de spray para a aplicação automática e controlada de óleo preventivo contra ferrugem. Sua linha LCP -Antirrust é especificamente projetada para definir a dosagem do fluido protetor desejado.
O equipamento conta com um painel de controle com interface digital e tela sensível ao toque, permitindo programar os parâmetros de maneira fácil e rápida, bem como controlar a densidade do líquido e o tamanho da área de aplicação.
Além de se evitar excessos ou irregularidades que podem comprometer a qualidade do produto final ou causar custos de material, tal controle permite que a aplicação da quantidade de óleo protetivo (em g / m²) ocorra de forma constante, já que seu recurso adicional identifica quando a linha de processo desacelera ou tem sua velocidade aumentada.
Tratamento adequado
Seus sistemas de lavagem permitem a retirada de todo resíduo por meio da utilização de solventes e produtos à base de água em temperatura controlada, para cada forma e dimensão. Eles são constituídos por um tanque atravessado por um tubo, cuja aderência é garantida por moldes que permitem uma ação de limpeza mecânica.
Como a água é a principal responsável pela corrosão das tubulações, o dispositivo de secagem, colocado na entrada da unidade Antiferrugem, seca o tubo por meio de ar comprimido, preparando-o para a aplicação de fluidos anticorrosivos.
O objetivo da técnica MQL (Minimal Quantity Lubrication) é uma lubrificação controlada na serra, a fim de justamente eliminar o uso de água e melhorar o ambiente de trabalho. Ela se diferencia da aplicação comum de líquido de resfriamento porque reduz o consumo de fluido e prolonga a vida útil da serra, minimizando o atrito entre os materiais e aumentando o desempenho da ferramenta. Graças ao bocal de resfriamento de ar comprimido de -40 °C, os tratamentos de água e líquidos, bem como os processos de remoção de resíduos, são eliminados.
Economia e praticidade
Outra vantagem é que o sistema pode ser utilizado em tubos e perfis de diversos formatos, dimensões e tipos, inclusive roscas, com excelentes resultados. Ele também proporciona a redução do consumo de óleo protetor em 70% e de material não utilizado devido à corrosão.
Com toda essa eficiência comprovada, o Dietronic tem se mostrado a solução ideal para resolver o problema da ferrugem branca.